CIRURGIA TORÁXICA

       A Cirurgia Toráxica abrange todas as patologias que se encontram dentro da cavidade do tórax, como por exemplo os pulmões, parede do tórax, o mediastino, o esôfago.
     Dessa forma doenças tumorais sejam elas benignas ou malignas, são da competência dessa especialidade na medida que uma intervenção cirúrgica se faça necessário.
 
  Existem vários tipos de procedimento cirúrgico tais como:  
 



Drenagem Pleural

 
      Esta técnica consiste em colocar um tubo dentro da cavidade do tórax, a fim de drenar ou tirar líquidos da cavidade pleural, que se formaram ou por tumor , ou por infecção como pneumonia e tuberculose, ou através de um traumatismo no tórax, provocado por exemplo por um acidente de automóvel.  
 



Drenagem Pleural por Punção

 
       Ela consiste em retirar dentro da cavidade toráxica, os líquidos que por ventura se formaram, mediante a utilização de uma agulha grossa. Após a drenagem a agulha é retirada , não permanecendo nenhum dreno no tórax como é a técnica anteriormente descrita. Portanto , ela é utilizada quando nos percebermos que este líquido não se formaria tão depressa, nem que ela seja formada de pus ou sangue, pois no caso afirmativo deveríamos colocar um dreno permanente como a técnica anterior.  
 



Punção Biópsia Pleural

 
       Quando um médico necessita de diagnóstico mais preciso, e não se consegue por outros exames complementares, ela lança mão dessa técnica invasiva por meio da punção biópsia da pleura.
     Ela consiste em introduzir com uma agulha na cavidade toráxica, mais precisamente na pleura ( membrana que reveste os pulmões ), com objetivo de retirar um pedaço de tecido do local para que possa ser examinado na lamina por meio do uso de microscópio. Dessa forma poderá chega a uma conclusão mais adequada da doença.
     Geralmente ela é feita com paciente sentado , com utilização de anestesia local. Punção feita geralmente na parte lateral posterior do tórax.
     Ela é empregada quando ocorrem presença de derrame pleural de repetição, no qual necessitamos de diagnostica a causa do mesmo para que se possa combatê-lo.
 
 



LOBECTOMIA PULMONAR

 
       A Lobectomia pulmonar é uma cirurgia em que é feito a retirada parcial do pulmão. Ou seja, nosso pulmão ela é subdividida em "gomos", quando por qualquer motivo, há necessidade da retirado de um ou mais lobos do pulmão, retira se somente este "gomos" no intuito de preservar o resto do pulmão.
     Ela é indicado nos casos de retirada de tumores pulmonares, abscesso pulmonares pós pneumonia, etc.
 
 



PNEUMECTOMIA

 
  Esta cirurgia faz-se a retirada total de um dos pulmões , direito ou esquerdo. É uma cirurgia mais agressiva, pois o paciente fica somente com um pulmão, o qual vai limitar a sua capacidade respiratória.