DIABETE

 .
   




1 )O QUE É A DIABETE MELITTUS ?

Diabete é uma doença onde o corpo humano não produz apropriadamente INSULINA. A Insulina é um hormônio imprescindível para converter açucares ( glicose ) e outros nutrientes em energia que são necessária para manutenção da vida.

 

2 )O QUE É A INSULINA ?

Insulina é um hormônio que é produzida no pancreas mais precisamente pelas Ilhotas de Langerhans, cuja função é o responsável pela manutenção e equilíbrio de açucares no sangue ( glicemia ). Em indivíduos normais sem disfunção do pancreas, a insulina consegue regular a quantidade de açucar no sangue entre 70 a 110 .

 

3 )O QUE É GLICEMIA ?

GLICEMIA como o próprio nome já sugere, é a quantidade de glicose presente na corrente sanguínea. Ela geralmente é oriunda dos alimentos que nós ingerimos como açucares, doces, bombons, chocolate e potros alimentos ricas em carbohidratos como arroz, feijão, batata, batata doce, mandioca, mandioquim inhame etc, bem como as massas em geral onde a farinha de trigo entra em grande proporção no macarrão, pizzas, pães, bolos, portanto estes alimentos devem ser evitados ou usados em pequenas proporções.

 

4 )QUAIS SÃO OS TIPOS DE DIABETES EXISTENTES ?

O Diabete podem ser classificados em 2 grandes grupos:

A ) Diabete Mellitus ( alteração do metabolismo de carbohidratos )
B ) Diabete Insípido ( Falta do hormônio Antidiurético ), esta patologia apresenta os mesmos sintomas da Diabete Mellitus, ou seja, pela presença de grande quantidade de diurese, semelhante a apresentado no diabete mellitus
( clássica ).

 

5 )QUAIS SÃO OS TIPOS DE DIABETE MELLITUS ?

Existem 2 tipos de Diabete Mellitus catalogado pela “Associação Americana de Diabete, qual seja:
1) Diabete Mellitus do TIPO 1.
2) Diabete Mellitus do TIPO 2.

 

6 )O QUE É DIABETE MELLITUS DO TIPO 1 ?

Diabete do Tipo 1 é definida quando o organismo humano não produz Insulina , este fato ocorrem mais frequentemente em crianças e adolecentes. Nesses casos o indivíduo devem tomar injeção de insulina diariamente para manutenção da vida. Ela ocorre em cerca de 5 a 10% do total de Diabete Mellitus.

 

7 ) QUAL É A CAUSA DO DIABETE TIPO 1 ?

Diabete do Tipo 1 é também chamado antigamente de Diabete Juvenil, nesse caso o pancreas que é um órgão vizinho e fica atrás do estômago, onde a insulina é fabricado. O pancreas que contem células Beta das Ilhotas de Langerhans ( onde a insulina é fabricado ), repentinamente param de produzir insulina. Isto ocorre por que estas células Beta foram destruídas, causadas pelo próprio sistema imunológico, os quais produziram próprios anticorpos para atacarem as próprias células Beta do pancreas bloqueando portanto a produção de insulina , resultando dessa forma no aumento de açucar no sangue.

 

8 )O QUE É DIABETE DO TIPO 2 ?

Diabete do Tipo 2 , nesses casos o indivíduo apresenta alteração no metabolismo dos açúcares, provocando no corpo humano inabilidade de utilizarem a insulina existente. O diabete Tipo 1 é o diabete mais comum, com uma incidencia de 95% dos diabéticos. Ela acomete mais em idosos, em obesos e em pessoas sedentárias.




9 )QUAL É O TRATAMENTO DA DIABETE EM GERAL ?



Basicamente o tratamento da Diabete tanto para Tipo1 e ou tipo 2 consiste em:

1 ) Dieta alimentar pobre em carbohidratos ( açucares )
2 ) Diminuição do peso corporal, principalmente de gorduras localizadas no abdomen ( gordura central ).
3 ) Exercícios Físicos ( praticar regularmente )
4 ) Tratamento Medicamentoso.
5 ) Transplante do pâncreas ( em alguns casos do diabete do
Tipo 1 - onde não ocorrem produção de insulina ).

 

10 )O DIABETE DO TIPO 2 TEM CURA ?

Em pessoas portadoras de Diabete do Tipo 2, infelizmente esta doença não tem cura, embora o indivíduo poderá ter a glicemia normalizada através do tratamento dietético e ou medicamentoso, mas isto não significa que esteja curado, apenas controlado. Portanto esta pessoas uma vez diagnosticado presença de diabete deverá sempre verificar a glicemia acompanhado pelo médico por toda a sua vida.