EXERCÍCIOS FÍSICOS

 

EXERCÍCIOS FÍSICOS - QUANDO E COMO PRATICAR

 

Introdução :

Tempos atrás, os exercícios físicos não são recomendados para os cardíacos de um modo geral.
Mas este conceito vem se modificando há mais de 30 anos. E segundo estudos do Dr. Roy J.Shepard da
Universidade de Toronto - Canadá, comprovaram que o exercício ajuda o coração dos cardíacos, que o exercício tem efeito benéfico para a recuperação dos cardiopatias.


Qual é o Parâmetro ideal para se avaliar Condicionamento Físico de um indivíduo ?

Para melhor avaliar o condicionamento físico cardiorespiratória; usa se a mensuração ( medição ) do Consumo de O2 ( oxigênio ) Máximo obtido durante o exercício o qual é regido pela unidade chamado de N( MET.).


Qual é a frequência de exercícios físicos mínimos necessários para obter aumento do condicionamento?

De preferência dentro do primeiro mês, iniciar com caminhadas por 30 minutos ao dia, de 3 a 5 vezes por semana, ou seja o mesmo nada mais é do que um exercício aeróbico. Para indivíduos sem adaptação física, este tempo de 30 minutos de caminhada pode ser dividida de 2 a 3 sessões.
Para obter melhora do condicionamento físico, são necessários exercícios de moderada intensidade de 3 a 5
vezes por semana, cujo resultado irá ser observado após 8 a 10 semanas de atividade física, isto nos cardiopatias e em pessoas sadias.
Praticar exercícios que envolvam resistência. Nesse caso o objetivo é de provocar contração muscular
com duração mínima de 6 segundos, da maioria dos músculos do corpo o qual resultará na melhoria do condicionamento físico. Praticar este exercícios de contração de 8 a 10 vezes ao dia pelo menos 2 x por semana.


Qual é a incidência de Mortalidade nos cardiopatias que praticam esportes ?

Nos cardiopatias que praticam esporte, tem uma incidência de mortalidade de 25% menor em ralação aos cardiopatias que não praticam atividade física.



O Que é mais benéfico para o corpo, exercícios moderados ou intensos ?

Em um estudo recente abrangendo pessoas com idade variando de 64 a 84 anos, exercícios intensos parecem ser mais benéficos do que exercícios moderados na prevenção de morte por doença coronariana. Entretanto muitos cientistas estão de acordo, que isto não é uma regra geral, podendo variar de uma pessoa para outra, dependendo do seu estado físico .


Porque o exercício Físico é Bom para o Coração ?

Quando praticamos qualquer tipo de atividade física - esportiva, sabemos que o mesmo é benéfico para a saúde.
Mas muitas pessoas não estão cientes, de que o exercício antes de mais nada , melhora em muito o funcionamento do nosso sistema cardiovascular.
Os motivos dos efeito benéficos do esporte e Sistema Cardiovascular são as seguintes:A Atividade Física queimam as calorias em excesso, mantendo portanto o peso ideal do indivíduo.
Provocam perda de peso e conseqüentemente diminuição da pressão sanguínea e o nível de colesterol.Aumenta o bom colesterol ou seja o HDL.Exercicio pode reduzir nível de glicemia ( açúcar ) no sangue evitando o diabete