AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA
Faz-se necessário qualquer paciente hoje em dia, não importando a idade, sexo raça, um exame cardiológico antes de ser submetida a cirurgia de pequeno ou grande porte. Pois isto se impões, pois muitos paciente apresentam cardiopatia mas que em geral são assintomáticos, dessa forma podemos com esta medida evitar problemas na cirurgia bem como suas complicações.

AVALIAÇÃO P/ PRÁTICA DE ESPORTES

 Indivíduos que nunca praticaram esportes ou que foi praticante, ou mesmo já as pratica regularmente, todos eles necessitam de controle cardiológico regular de preferência anualmente.
     Para a emissão de um laudo para prática de esportes, além de ser feito um levantamento da estória clínica pessoal e familiar, faz-se necessário um teste ergométrico.
     Pois, ela irá simular um estado de "stress" físico, como as encontradas durante prática de esportes, oferecendo subsídios ao cardiologista para qual é o seu limite, se existe ou não contra indicação para prática do mesmo.

AVALIAÇÃO PRÉ ADMISSIONAL

Em alguns casos, quando um médico de trabalho suspeita no exame pré admissional de uma empresa, presença por exemplo de hipertensão, sopro cardíaco, arritmias, o médico de trabalho necessita de um laudo do especialista no caso o cardiologista para que possa admitir o funcionário para o trabalho.
     Isto não quer dizer, que um indivíduo que apresente sinais de uma doença esteja impedido de exercer sua profissão, pois após avaliação cuidadosa o cardiologista irá esclarecer primeiro se tem doença e se tiver qual a medida a ser feita .

CHECK-UP (CARDIO-RESPIRATÓRIO)

 Devido a vida moderna de hoje em dia, principalmente com indivíduos que moram em grandes metrópoles como /s. Paulo, Rio de Janeiro, N York, Tókio, Paris, Pequim etc; a incidência de doenças cardiovasculares tem aumentado em demasia, principalmente atingindo pessoas mais jovens abaixo dos 30 anos.
     A agitação dos grandes centros, engarrafamento de trânsito, falta de tempo, poluição sonora e atmosférica, tudo isto, provocam uma série de alterações neurobiológicas no indivíduo, transformando completamente a sua homeostase, levando ao aparecimento de Hipertensão, Arritmias, Infarto, Stress, já em indivíduos mais jovens
     Não existe um donsenço a respeito de qual é a idade ideal para se iniciar um check-up cardiológico. Mas todos os estudiosos concordam em um ponto: aqueles indivíduos que possuem antecedentes familiares de de doenças cardiovasculares como hipertensão, infarto, diabetes, derrames, colesterol e triglicérides elevados, etc.o check -up cardiológico deve ser feito mesmo na adolescência, a fim de ser feita uma medicina preventiva das doenças acima citados.

     Dessa forma, recomenda -se basicamente iniciar o check-up cardiológico se:
        a) A partir dos 30 anos de idade para indivíduos sadios sem fatores de risco pessoal e familiar importante. ( como por exemplo presença de obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabete, colesterol aumentados etc.)
        b) Indivíduos que tem antecedentes familiares de cardiopatias, hipertensão, infarto, diabetes colesterol aumentado, cirurgias cardíacas etc, o check-up cardiológico deve ser feito já na adolescência.
        c) Indivíduos maiores de 30 anos, que já passaram por check-up cardiológico anteriormente, o mesmo deve ser repetido anualmente, pois sabemos que o nosso metabolismo altera constantemente podendo portanto alterar também o sistema cardiovascular.
        d) Pacientes já constatados cardiopatias, as consultas com cardiologista devem ser feitas de 3 a 4meses, mesmo que não tenham nenhum tipo de sintomas.